sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dica de leitura : Orgulho E Preconceito



 Acabei de ler nessa semana, o romance da autora britânica Jane Austen, ´´Orgulho e Preconceito``.Conta a história da família Bennet, que possui 5 filhas,entre elas, a protagonista Elizabeth, que tem opinião própria sobre sua vida e a doce Jane, que pensa sempre o melhor das pessoas.O grande sonho da mãe é ver todas bem casadas. A família é muito simples e com a chegada do rico e simpático Mr. Bingley e seu grande amigo, o misterioso e elegante Mr. Darcy, a vida da família não será a mesma.Logo a mãe terá interesse em casar uma de suas filhas com Mr. Bingley. Porém a família de Jane, além de pobre causa diversos constrangimentos durante os bailes e conversas sociais.Elisabetth não se simpatizará com Mr. Darcy, por achar ele um homem infeliz e orgulhoso. Mas será que ela está certa sobre isso, ou será apenas um preconceito seu ?
 Recomendo esta grande obra da Literatura Inglesa. Apesar de ser um romance antigo, de 1797, a história é surpreendente e linda.Com uma ótima narrativa e diálogos encantadores.
Me senti a própria Elizabeth, quando li no livro a carta reveladora de Mr. Darcy.
Aqui segue alguns trechos retirado do livro´´Orgulho e Preconceito`` cujo o diálogo eu achei apaixonante.

  • Fala de Elizabeth para mostrar os sentimentos de Mr. Bingley pela Jane  :
´´ Nunca vi uma inclinação mais promissora; ele quase não atendia as outras pessoas, pois só tinha olhos para ela. Cada vez que se encontravam, a atração dele por ela parecia mais evidente e decipida. Em seu próprio baile ele ofendeu duas ou três meninas por não ter convidado para dançar; e por duas vezes eu lhe dirigi a palavra sem conseguir obter resposta. Podem existir sintomas mais otimistas ? Não é a desatenção daquilo que nos rodeia a própria essência do amor ?``

  • Mr. Darcy se declarando :
´´Em vão tenho lutado, mas permita-me dizer-lhe que a admiro e a amo ardentemente. ``
´´Se insiste em agradecer-me- replicou ele-, faça apenas pela senhora. Não nego que o desejo de lhe causar prazer tenha contribuído também para o que fiz. Mas sua família nada me deve. Respeito- a muito, mas creio que foi só na senhora que pensei. ``
´´ Sei que é generosa demais para fazer pouco caso de mim. Se seus sentimentos são ainda os mesmos que manifestou em abril passado, diga imediatamente. Meu amor e meus desejos permanecem inalterados; basta uma única palavra sua para que nunca mais lhe fale no assunto.``

Curiosidade:O livro já virou filme, em 2005 foi lançado o filme estrelado por Keira Knightley que interpreta Elizabeth . O filme é ótimo e bem fiel, na medida do possível, ao livro.

13 comentários:

  1. Nossa
    parece ser otimo
    nem o filme eu vi =/

    beijinhos flor

    ResponderExcluir
  2. Já vi o filme e já li o livro
    adoro os dois *.*

    ResponderExcluir
  3. Nãoo conheciaa, fiquei curiosa o/

    ResponderExcluir
  4. parece ser muiiito bom, hein, amiga !
    quero ver depoiss =D
    to mais apaixonada por histórias assim ! =D

    ResponderExcluir
  5. Flor,que dica rica da literatura que vc passou hj hein!só de ler a sinopse do livro já me senti dentro da historia!
    Passando pra te deixar um beijão!e desejar um otimo domingão!

    bjksss

    http://julianakenzi.blogspot.com

    =)

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que tenh vontade de ler esse livro, agora me inspirei mais ainda!

    ResponderExcluir
  7. Já vi o filme e até o tenho em dvd!
    Comprei o livro semana passada na Coleção da Abril, mas ainda não o li!=/
    Obrigada pela visita! E por estar me seguindo!
    Já estou fazendo o mesmo!

    Beiiijos, L.! =)

    ResponderExcluir
  8. oiie linda *-* passando pra dizer que amei seu blog, to seguindo ! se der depois dá uma passadinha no meu tbm: www.thetrashyfame.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. ah já assistir o filme ke é simplesmente ótimo! kero muito ler o livro ke deve ser muito bom!! Bela dica L

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pelo apoio! Vc tem muito bom gosto, na facul de ingles jane austen é parada obrigatória. Por isso um dia vou fazer
    Mil bjks*
    teu blog tá muito bom!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu vi o filme só! E adoreiii.
    Beijos flor :*

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre prefiro ler o livro e ver o filme depois, mas nesse caso eu não lio livro ainda e já vi o filme...rsrsrs
    AMEI!

    Bjosss!

    ResponderExcluir
  13. Oi linda,
    eu já vi o filme!! adoreii..
    beijos

    ResponderExcluir